sábado, 14 de agosto de 2010

A Teoria do Big Mac

    Acho que, antes de começar a fazer qualquer postagem ou começar a debater qualquer tema, é necessário explicar o nome e o objetivo desse blog. Quem costuma assistir séries da TV norte americana já deve ter percebido metade da piada. Estou me referindo à série "The Big Bang Theory", uma série que trata do universo Geek/Nerd. Por que colocar um nome baseado nessa série nesse blog? Simples. Se você passa a vida inteira sendo chamado de nerd, uma hora você se reconhece como tal. Então o título é só uma manifestação do "eu" de seu bloggeiro.
    Agora vem a parte fundamental: Por que Teoria do Big Mac? Já ouviu falar na expressão "Geração Fast Food"? Pois é, esse foi o novo rótulo inventado pela geração passada para se referir à nossa juventude atual. Segundo as pessoas que afirmam isso, nossa geração é hiper-consumista e hiper-imediatista e só consome aquilo que é massivamente empurrado pela mídia para nós e o que é rápido e imediato, como um fast food da vida. Em outras palavras, a vida da juventude atual é um grande Big Mac.
    Sim, não podemos deixar de concordar em parte com isso. Quantos jovens hoje em dia preferem um lance rápido numa balada a uma relação mais estável e bem construída? Ou quantos preferem ver um sitcom pastelão a ler um bom livro?
    Mas isso não é exatamente culpa da juventude. Estamos na era do imediatismo e o twitter está aí para provar isso. Precisamos do máximo de coisas no menor tempo possível. Desenvolvemos agilidade mental para conseguir sobreviver nesse mundo moderno cheio de milhares de impulsos simultâneos para os nossos neurônios.
    E outra coisa que esses rotuladores não perceberam é que não somos todos assim. E os que são não são assim o tempo todo. Até parece que todos os jovens da época dos protestos pelas diretas eram revolucionários ou politizados. Apenas uma parte era assim, mas todos receberam o rótulo. A mesma coisa acontece conosco, hoje em dia. Nem todos somos hamburgueres gordurosos e ultra-calóricos.
    E é esse o objetivo principal desse blog, mostrar que, por mais que um Big Mac seja cheio de gordura e coisas ruins, não existe um sanduíche desse tipo que não tenha alface e picles. Eles dizem que nós não fazemos nada de bom, que nossa geração não lê... Na verdade nós lemos muito mais do que eles pensam e pensamos muito mais do que eles às vezes. Só não lemos e nem pensamos que nem eles. Parece que a Geração Coca-cola esqueceu de aprender uma lição importante com seus pais... Que nós não somos e nunca seremos cópias exatas de nosso queridos progenitores.

2 comentários: